Simulino v4.0 + Biblioteca para Proteus





Vamos simular o Arduino?



 
Olá, seja bem vindo.

Hoje teremos algumas novidades no blog, e uma delas é a atualização do Simulino para a versão 4.0 .

Para quem não conhece, o Simulino foi um dos primeiros projetos para se criar um ambiente de simulação do Arduino no Proteus. E já ha algum tempo ele merecia algumas atualizações.
Além dos ports estarem mais visíveis permitindo projetos com maior facilidade de implementações, agora é possível colocar várias placas do Simulino no mesmo projeto, sem que ocorra nenhum erro de duplicidade de componente, algo que aconteceria na versão anterior.
Nesta nova versão também está melhor para a carga da arquivo .hex compilado, basta dar um duplo clique no Simulino para exibir a tela para o load do "Program File", o que permite uma troca rápida entre diversas aplicações.





Para carregá-lo é fácil: basta ter um dos nossos exemplos atualizados do Proteus, ou efetuar o download da nossa biblioteca ( library ) que estaremos disponibilizando e colocar os arquivos na pasta com as bibliotecas do Proteus. Em menos de 1 minuto você terá como simular o Arduino no Proteus.



Após efetuar o download, deve copiar os arquivos ARDUINO.IDX e ARDUINO.LIB para a pasta:

(Windows em Português)

C:\Arquivos de Programas\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY
ou
C:\Arquivos de Programas\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\Data\LIBRARY

(Windows em Inglês)

C:\Program Files\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY
ou
C:\Program Files\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\Data\LIBRARY


(Windows 7 ou 8 com Proteus 8)

C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\Data\LIBRARY

ou qualquer outro diretório com as bibliotecas no caso de ter sido customizada.


Junto com as várias opções de placas do Simulino, que até o momento atende ao Arduino Uno, Arduino Uno SMD, Arduíno LilyPad, Arduíno Mega,Arduíno Nano, e também o Shield do Sensor Ultrassônico. Para saber mais sobre o mesmo verifique outras postagens do blog.

AVISO 1: "Aos poucos estamos atualizando nossos exemplos com esta nova biblioteca. Caso verifiquem que o arquivo do projeto (.DSN) tenha uma versão mais antiga do Simulino. Por favor, tente instalar a nova biblioteca e substituir a versão antiga pela nova, mantendo as ligações dos pinos. Tão logo estaremos com tudo atualizado."

AVISO 2: "E para nossos amigos, leitores, hobbystas e todos que estão nos ajudando reportando qualquer bug ou nos enviando idéias para melhoria das versões, e até mesmo para tentar trazer novos componentes e projetos, fica o nosso MUITO OBRIGADO!"

Boa sorte em seus projetos.

Abraços.





Exemplos do Simulino












90 comentários:

  1. Primeiro Parabéns por esta nova versão... Sabe que nós somos seus fãs, rsrsrsrs Pelo que vi,veio com sensor de ultrassom, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. É a placa do UNO e o Sensor Ultrassônico na mesma biblioteca. A medida que formos desenvolvendo novos componentes, estaremos adicionando-os à biblioteca. Obrigado por ajudar-nos nos projetos e por gostar dos nossos posts. ^^

      Excluir
  2. Após testarmos as funcionalidades desta versão nós a aprovamos com louvor O sensor de ultrassom ficou muito bom e as funcionalidades dos pinos digitais correspondem ao Arduino, conforme este vídeo pode atestar: http://www.youtube.com/watch?v=_huxlrTvz7A.

    O problema foi quando saímos dos sensores digitais e usamos na forma analógica: os pinos analógicos não devolvem valor entre 0 e 1023... só retornam 1023... eu acho que não estão funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Obrigado por verificar este problema. Já estamos trabalhando para corrigir, e estaremos colocando esta correção na próxima versão do Simulino. Logo também estaremos com novos componentes na biblioteca. Obrigado. =)

      Excluir
    2. Olá. A partir da versão v2.2 do Simulino o problema da leitura analógica já está corrigido. Caso encontrem mais algum problema ou bug, por favor nos informe e se possível nos envie o seu projeto, para que possamos verificar e corrigir. Agradecemos a todos. =)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Creio que habilitar a possibilidade de alimentação para o usuário seria uma boa. E o padrão ficar 5V. O Marcelo percebeu também que, quando não alimenta o simulino, a ddp entre o pino 5V e o GND é 0V.

      Excluir
  3. Assim como algumas pessoas eu também encontrei o problema nas portas analógicas do simulino (elas só retornam 1023), probelema esse que será corrigido na próxima versão
    Mas não devemos olhar só os problemas, a interface do simulador passou por uma reforma considerável e além disso foram adicionadas mais placas para simulação, o que torna o projeto ainda mais interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo. O problema da leitura analógica já estava corrigido desde a versão v2.2 do Simulino. A versão que está utilizando é igual ou acima desta? Caso sim, peço por gentileza que nos envie o seu projeto do Proteus com a montagem. Nós do blog agradecemos. =)

      Excluir
  4. Estou utilizando a versão 3.0 do simulino no Proteus 7.10 SP0, sistema operacional Windows 8 e Arduino 1.03
    Como eu tinha ficado na dúvida se tinha baixado a versão correta baixei novamente, porém o problema persiste
    vídeo com demostração do problema: http://www.youtube.com/watch?v=iSqVR8sJmtM
    No video tem o teste utilizando as duas versões (a antiga e a 3.0)

    Obs: como eu tinha feito um erro nos comentários anteriores eu os removi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema estava na referenciação da tensão, eu não tinha feito pois achava que a nova versão internamente era igual ao primeiro simulino.
      Mas teve uma coisa que me deixou com dúvida:
      O simulador possui uma alimentação interna, por que quando ele está em funcionamento não possui uma tensão de 5 volts entre os terminais de 5V e GND?

      Excluir
  5. boa tarde daniel cesar.
    Sei que nao tem muito haver com seu post
    mas eu to fazendo um projeto de tcc e gostaria de fazer
    um componente com projeto que eu tinha feito assim como vc fez com arduino
    vc poderia me indicar por posso começar?

    ResponderExcluir
  6. Testei esse programa na entrada analógica (adaptei da biblioteca do Arduino 5.0.2):
    int sensorPin = A0; // select the input pin for the potentiometer
    int ledPin = 13; // select the pin for the LED
    int sensorValue = 0; // variable to store the value coming from the sensor

    void setup() {
    // declare the ledPin as an OUTPUT:
    pinMode(ledPin, OUTPUT);
    Serial.begin (9600);
    }

    void loop() {
    // read the value from the sensor:
    sensorValue = analogRead(sensorPin);
    Serial.print (sensorValue);
    // turn the ledPin on
    digitalWrite(ledPin, HIGH);
    // stop the program for milliseconds:
    delay(sensorValue);
    // turn the ledPin off:
    digitalWrite(ledPin, LOW);
    // stop the program for for milliseconds:
    delay(sensorValue);
    }

    Continuo recebendo valor de 1023 na leitura do serial print da entrada analógica. A entrada está funcionando pois o led acende e apaga mas o valor que retorna é 1023. Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa postagem deve ajudar a resolver seu problema:
      http://mbsborges.blogspot.com.br/2013/08/teste-de-portas-analogicas-do-simulino.html

      Excluir
  7. Olá, não sei se estou fazendo alguma coisa errada mas as saídas PWM não estão funcionando...
    Alguém mais com esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Savio. Tudo bem? Apenas para compreender o problema: você está utilizando alguma biblioteca específica para o PWM, ou está usando as funções default do Arduino? Pois com a função analogWrite() não tive problemas até o momento.
      Caso queira, mande seu sketch (arquivo .INO ou .PDE) e sua planta do Proteus (arquivo .DSN) para o email blogembarcado@gmail.com , que estudaremos a solução do problema para você. Abraços.

      Excluir
    2. Tentei usar o pwm para variar um led e nao consegui, ai coloquei o osciloscopio e vi que o pwm tava certinho, mas o led piscava em vez de variar suavemente a intensidade, entao creio que é a programação do led que não obedece a física real do componente... talvez seja isso... o mesmo programa funcionou no arduino fisico (plaquinha)...

      Excluir
    3. Olá. Realmente a simulação "animada" do Proteus sofre com alguns problemas. Por exemplo este do led, a modulação do PWM iria gerar para você um efeito chamado de Fade, ou seja, a intensidade luminosa do led iria variar conforme a sua programação. Mas com a simulação isto não é possível, pois a animação do led é ou aceso ou apagado. Talvez você conseguiria fazer um bargraph utilizando um filtro RC (integrador) e alguns amplificadores operacionais. Conforme o nível médio na saída do filtro, você conseguiria "entender" a intensidade através do bargraph. Ou então, na saída do filtro você ligar na entrada de leitura analógica de outro Arduino, e este outro faria o bargraph para você. Nos exemplos aqui do blog existe um bargraph que pode ser usado. Para demais problemas com as animações, verifique as opções do Proteus em "System -> Set Animations Options". Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  8. Olá, boa noite.
    Primeiro parabéns pelo programa, está ótimo.
    Não sei se efetuei a instalação correta, mas quando tento simular com alguma placa do arduino da os seguintes erros:
    * AVR: Program property is not defined.
    * Real Time Simulation failed to start.

    Estou tendo problemas com o Proteus 8.0 também, mas este vou tentar resolver no outro post. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? O primeiro erro "AVR: Program property is not defined" aparentemente demonstra que o arquivo *.hex ou *.elf não foi carregado no microcontrolador. Para isto dê um duplo clique no shield do Simulino, onde aparecerá uma janela em que você deve definir qual o arquivo que ele irá executar. O mesmo processo vale para qualquer microcontrolador. O segundo "erro" é mais um aviso dizendo que a simulação não foi iniciada provavelmente por causa deste primeira erro. Depois é possível que receba uma mensagem avisando que não é possível simular sua planta (projeto) na velocidade real através da simulação. Geralmente ela fica mais lenta, ou seja, 1 segundo do tempo real pode levar uns 2 segundos na simulação, devido a velocidade do processador e quantidade de processos e memória na máquina. Mesmo assim ele informa a porcentagem desta razão. Abraços.

      Excluir
  9. Prezados,

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido, os modelos ficaram ótimos, fazendo alguns testes verifiquei um detalhe que gostaria de saber uma informação, ao simular com a placa do Mega, observei que o a velocidade do clock não corresponde aos 16MHz, nos demais nas propriedades tem a opção de Clock Frequenc e está em 16MHz, mas no Mega não tem essa opção, como faço para colocar em 16MHz.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tudo bem? Muito obrigado. ^^ Pelo que observei no modelo do Mega, a opção "Clock Frequency" fica nas propriedades avançadas "Advanced Properties", que está na janela de edição/propriedades "Edit Component", que deve(ria) abrir ao dar duplo clique com o botão direito do mouse sobre o Simulino.
      Na combobox "Advanced Properties" basta escolher o "Clock Frequency" e alterar os 16MHz para a opção que desejar. Caso tenha algum problema, peço que envie para nosso email ( blogembarcardo@gmail.com ) o seu arquivo do Proteus, e tão logo compreendermos o problema estaremos entrando em contato.
      Esta opção do clock aparentemente ficou disposta em outro campo. Quando lançarmos outra versão da biblioteca, tentarei colocar ela na mesma disposição dos outros modelos. ^^
      Outra coisa que pensei... como foi a simulação utilizada para verificar a diferença de clock do modelo? Pois dependendo da simulação a parte "animada" pode sofrer variações conforme o desempenho (memória/processador) do computador que está sendo utilizado. Geralmente o Proteus informa a taxa de variação. Então, caso você coloque um led para piscar a cada 1 segundo, pode ser que seja um tempo bem maior na vizualização do modelo acendo e apagando. Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  10. Olá Embarcado!
    Queria usar um Arduino UNO + LCD Keypad Shield + Shield 8 Relés para controlar umas saídas.

    Já vi o board e o lcd, como faria o shield de 8 ou 5 relés?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534259444-moduloshield-rele-8-canais-arduino-pic-arm-_JM

    ResponderExcluir
  11. Boa boite essa biblioteca roda no win8? estou tendo problemas, quando instalei o proteus 8.0 sp0, não aparece a pasta Data/LIBRARY, tive que cria-la, e copiei os asquivos do download e mesmo assim eles não aparececem no proteus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor. Dê uma olhada se o Proteus criou um segundo diretório em: "C:\ProgramData\Labcenter Electronics" , geralmente ele cria esta pasta "oculta" onde estarão suas bibliotecas e seus modelos. Para instalar o Simulino, basta efetuar o mesmo processo colocando a biblioteca na pasta Library dentro deste diretório. Depois comente se teve sucesso. Boa sorte. ^^ Daniel C.

      Excluir
  12. Aula de proteus 8 youtube
    https://www.youtube.com/channel/UC2VpxMqQ6YfqIEDlYxtV4pQ

    ResponderExcluir
  13. Ola,

    Como utilizo em muitos projetos a Shield LCD KeyPad da DFRobot:
    http://www.dfrobot.com/index.php?route=product/product&product_id=51#.Uz692vldW_k

    Estava procurando uma Shield pronta para o Proteus, como nos exemplos desta library acima. Porém não estou achando.

    Estou tentando criar a shield no Proteus, para ficar igual ao Simulino, Ultrasonic, etc, porém não estou conseguindo.

    Será que alguem consegue me dar uma ajuda? Toda vez que vou simular um projeto, tenho que criar toda a estrutura de LCD, Botões, etc.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernando, tudo bem? Infelizmente ainda não existem vários shields disponíveis para o Proteus, sendo o KeyPad um deles.
    Mas, estou a algum tempo trabalhando em cima disto, para poder criar um shield que possa ser simulado no ambiente do Proteus. Mas para isso é necessária uma programação pesada para o ambiente, sendo a mesma pouco documentada inclusive.
    Por enquanto teremos que conviver com as adaptações, como a postagem sobre o KeyPad aqui do blog ( http://blogembarcado.blogspot.com.br/2012/12/simulino-keypad-shield.html ).
    Tão logo tenha resultados positivos, estarei colocando este e outros shields na biblioteca aqui do blog.
    Abraços. Daniel C.

    ResponderExcluir
  15. Olá, estou com uma dúvida!

    Instalei conforme diz no tutorial mas os pinos de 5v e o GND não aparecem nas placas, como faço para habilitar ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez isso de ajude
      https://www.youtube.com/watch?v=a00j157ZXs4

      Canal: https://www.youtube.com/channel/UC2VpxMqQ6YfqIEDlYxtV4pQ

      Excluir
    2. Olá João Vitor, tudo bem?
      Sim, a versão 4.0 do Simulino não terá mais os pinos de VCC e GND, pois tivemos muitos leitores tendo problemas com as leituras analógicas porque se esqueciam de ligá-los. E na prática não precisamos ligar as tensões nestes conectores.
      Se encontrar qualquer problema nesta versão nos informe por favor. ^^
      Obrigado pelo contato.
      Daniel C.

      Excluir
    3. "E na prática não precisamos ligar as tensões nestes conectores."?
      Na prática os maus engenheiros esquecem de fazer as ligações de alimentação e os bons ficam sem poder ter o recursos reais, ou que mais se assemelham a realidade. Não tem algo errado aí?
      Me desculpe a forma de me expressar, mas eu acho que a ferramenta deve modificar o procedimento profissional das pessoas e não servir de muleta para quem não leva a sério o que está fazendo. Pelo menos deixe indicado como fazer para que quem deseje ter as conexões de alimentação possa faze-las. Senão, no esquema aparecem "n" conexões e na "placa" terá a menos.
      Obrigado.

      Excluir
    4. Olá Euclides, tudo bem? ^^
      Compreendo o que diz sobre a ferramenta "permitir" certas liberdades durante o desenvolvimento teórico, e na prática termos outra situação onde na montagem prática devemos levar em conta uma série de cuidados para que não ocorram problemas.Eu também sou à favor da ferramenta ser o mais próxima da realidade, ou seja, se não ligou a alimentação não funciona, mas o Proteus desde suas primeiras versões mantém essa liberdade de escolha, então optei pelo padrão da ferramenta que é o habitual à todos.
      Está correto o que eu disse: "Na prática não precisamos ligar as tensões nestes conectores", pois se você observar o modelo anterior, e o modelo atual, as tensão VCC e GND se encontram na barra de pinos. Sendo que o "comum" é alimentarmos outros circuitos através destes pinos e não alimentar o Arduino por eles, pois o mesmo geralmente obtém sua alimentação ou do cabo USB, ou de uma fonte externa passando por um regulador de tensão que se encontra na placa. Ou seja, seria muito pior alguém achar que pode alimentar o circuito com por exemplo 9V nesta barra de pinos e acabar queimando seu microcontrolador porque nem sempre existe aquele jumper de seleção para o regulador externo.
      E espero que os "bons" engenheiros não se esqueçam de alimentar à placa jamais no mundo real, senão... devolvam o diploma. rsrs
      Brincadeira. ^^
      Espero ter ajudado. T++

      Excluir
  16. Tenho o proteus 8 professional, instalei o simulino e só consigo usar por 1 minuto, depois o proteus trava e fecha sozinho... Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuel, tudo bem?
      Esse realmente é um problema estranho, pois o Simulino não é shareware, não tem licenças, e não precisa validar nada. É instalar e usar pra sempre. ^^
      Este problema de fechar após algum tempo só começou depois da instalação dele? Existe alguma mensagem de erro?
      O que pode dar problema são os arquivos de backup automático, que já fizeram com que alguns projetos meus fossem fechados sem minha intervenção. Verifique se no Proteus 8 existe alguma configuração de backup automático, e o tempo selecionado. Se você aumentar o tempo e ele demorar para fechar, ou se desligar esta opção e ele não fechar mais, então descobrimos que o problema pode ser este.
      Para qualquer coisa entre em contato novamente. Esta informação poderá ajudar outros amigos. T+

      Excluir
  17. Parabéns!!! Muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. Boa-tarde , meu nome é Milson sou estudante de computação segunda fase
    e estou com um trabalho do final do semestre da matéria de arquitetura e estou
    com muitos problemas e duvidas para faze-lo, gostaria muito que me desses umas
    dicas que pudessem me ajudar a desenvolver o tal trabalho, eu vi seu blog e percebi
    que você entende de assembly, arduino, proteus e sistemas embarcados....
    Sendo um pouco direito.... tivemos aulas com proteus e nosso professor montou um computador
    completo com vários componentes o processador usado foi o 8086 e um lcd que mostra as
    horas... Por tanto agora ele ordenou que cada grupo de dois alunos pensasse em projeto
    e construí-lo , desde que não seja trivial, por tanto eu o meu colega estamos com duas
    ideias montar uma matriz de led que mostram algumas letras a passarem
    ou fazer um jogo de caça nikei, cada matriz apresenta um desenho e vai sorteando na medida que uma tecla for premida...
    A maquina já esta montada precisamos de ajuda de como montar
    substituir o lcd que esta instalado na maquina e montar a matriz de led ou ou um outro screen....
    Por favor se você poder me ajudar estarei bastante grato...
    Não sei muito sobre assembly sei bem pouco faço algumas rotinas simples no emu8086 apenas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milson tudo bem?
      Primeiro passo eu indico para você alguns videos de projetos já concluidos sobre letreiros ou matriz de leds. Basicamente o que você deverá aprender envolve "expansores de I/O" ou "shitf registers (registradores de deslocamento)". Seja o letreiro, ou a roleta, você irá fazer uma tabela interna contendo a informação da imagem. Praticamente pode ser tanto uma tabela de caracteres ou de letras, dentro do formato e resolução que queira para o caractere. Praticamente você pode trabalhar com uma matriz 8x8 para cada caractere. E para fazer o efeito de subir e descer, basta fazer um algoritmo que "desloca" ou acrescenta um "offset" na sua tabela, dando a impressão de que ela está subindo, descendo, ou correndo para os lados. Lembre-se que tudo são bits na hora de criar seu algoritmo. Seja assembly ou C. T++.

      https://www.youtube.com/watch?v=isIOYhvx7AE

      https://www.youtube.com/watch?v=HeF2Dqr-9co

      https://www.youtube.com/watch?v=FjFzZX2aCSM

      https://www.youtube.com/watch?v=9W5drhu4xco

      Excluir
  19. Olá Daniel,
    Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo trabalho você tem feito. Durante minhas simulações, pude perceber um problema nos valores de saídas PWM. Estou simulando uma entrada analógica, em um pino de entrada analógica, e medindo a saída com o voltímetro DC, usando o simulino uno ou o Mega v4.0, Proteus 7.7SP4, Win 7 e o código do exemplo AnalogInOutSerial do Arduino 1.0.5. Embora o osciloscópio apresente o sinal de saída supostamente certo, as medidas do voltímetro apresentam apenas dois valores de tensão, 0 ou 5 volts. Para um saída PWM, essas não seriam as saídas esperadas. O que pode está acontecendo?

    Obrigado,
    Wanderson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderson, tudo bem? ^^
      Desculpa a demora, estava de férias e ainda estou sem PC, o meu último queimou. (que tristeza. rs)
      Bom...pelo que entendi o problema é que não está lendo um valor análogico de tensão "média" de acordo com o valor do PWM. Bem, quando queremos fazer isto, devemos colocar um circuito integrador composto por um resistor e um capacitor. Você utilizou? Se sim, quais os valores? Para um exemplo prático te indico este link aqui: http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-pode-ler-pwm
      Se após verificar isto ainda tiver problemas, pode mandar o projeto para nosso email que estarei verificando para você.
      blogembarcado@gmail.com

      Fico no aguardo pelos resultados.

      T++.

      Excluir
    2. Olá Daniel,
      Sem problemas. Agora funcionou. Utilizei um filtro passa-baixa, cascateado, com 3xR =10K e 3xC=100uF.
      Muito obrigado pela ajuda!!!

      Até mais,
      Wanderson.

      Excluir
  20. Olá, tenho o proteus 7.8, uso o windows 8. Instalei o simulino mas não consigo usar o Arduíno MEGA (ele não "funciona" na simulação, o restante funciona sem problemas!), alguém saberia informar o por quê disto?

    Robson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, tudo bem? ^^
      Desculpa a demora, estava de férias e ainda estou sem PC, o meu último queimou.
      Se possível, envie para mim o projeto e o arquivo .hex que está utilizando. Assim poderei verificar melhor.
      Segue o email:
      blogembarcado@gmail.com

      Obrigado pelo contato.

      T++.

      Excluir
  21. Help alguém pode me ajudar Baixei a nova versão do SimulinoV4.0 + Biblioteca para o Proteus, coloquei na biblioteca tudo certinho mais na hora de usar estão faltando os pinos de conexão de 5V e GND em todos simuladores. Alguém pode me dizer o que pode ser.

    ResponderExcluir
  22. Estou usando a versão versão 8.1 SP1 do Proteus, porque todos os iniciante sofrem hem? Até para acender um LED!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvan. Tudo bem?
      Não sei se você deu uma olhada nos comentários, mas neles eu explico o motivo de ter retirado os pinos de 5V e GND. Resumindo, é porque tendo estes pinos você era "obrigado" à ligar a alimentação no modelo, pois nos casos em que fosse preciso efetuar uma leitura analógica, iria ocorrer alguns erros. Não tendo os pinos, "os mais esquecidos"(rs) que não costumam ligar a alimentação nos componentes, irão evitar este tipo de erro na simulação.
      Caso ainda esteja tendo problemas, envie para nosso email seu projeto do Proteus e do Arduino para que possamos ajudá-lo.
      Obrigado pelo contato.
      T++.
      Daniel.

      Excluir
  23. Ok! Obrigado pelo esclarecimento, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  24. Hola he tratado de comunicar simulino UNO R3 con Labview y virtual port y no ha sido satisfactorio, tu has hecho esta aplicacion?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Alejandro. ^^
      Voy a tratar de hablar con usted por email. Si no llega, hágamelo saber.
      T++.

      Excluir
  25. Boa noite.

    Estou tentando usar um buzzer DC (já com oscilador interno) no isis proteus 7.7 com "output via sound card" juntamente com o Simulino v4.0, para poder ouvir o som gerado por ele. Já tentei usar o buzzer, sounder e speaker e todos emitem um som estranho cheio de falhas (não fica contínuo o som).

    Não consigo ouvir um som limpo para poder usar no meu projeto e fazer ele emitir bips.

    Para testar simulei o funcionamento destes dispositivos ligando direto no Vcc e GND sem o Simulino e o som ficou perfeito.

    Alguém poderia me dar uma dica?

    Agradeço qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Olá RocBorges, tudo bem? ^^
    Pelo que conheço sobre o assunto, existem alguns pequenos detalhes que vão influênciar na "clareza" do som produzido através do buzzer do Proteus.
    Quando você efetua a simulação de um circuito, dependendo da sua complexidade, sabemos que a simulação pode ficar "mais ou menos carregada", ou seja, a taxa de processamento aumenta. E para indicar isto, perceba no rodapé um valor que só aparece quando a simulação está rodando, chamado "CPU LOAD". Ele mostra percentualmente a diferença entre o "tempo simulado" com relação ao "tempo real". Ou seja, um "CPU LOAD" de 100%, indica por exemplo que serão necessários 2 segundos reais para efetuar a simulação de 1 segundo dentro do projeto.
    Isto impacta por exemplo na simulação de elementos animados, como um led que pisca. Na simulação provavelmente ele não irá piscar conforme a realidade quando a frequência de chaveamento for muito alta. Então por isso existem configurações do tipo, "step animation rate" ou "simulation speed", etc...
    Se tratando do aúdio, a idéia é a mesma, onde a frequência gerada pela simulação ( que está ligada ao tempo simulado) pode sofrer variações de acordo com a carga de simulação. Para diminuir os efeitos, verifique nas configurações do buzzer os parâmetros "sample rate" e "buffer timer". Quanto menor o "sample rate", menos dados serão necessários para serem reproduzidos pelo computador, e quanto maior o buffer timer, mais dados serão adquiridos antes de serem reproduzidos pelo computador. Ajustando isto você poderá conseguir uma melhora considerável, mas é muito difícil conseguir o som perfeito dentro de um ambiente simulado.
    Existem formas mais "exóticas" de resolver isto, mas estarei entrando em assuntos profundos como API do S.O., e módulos externos.

    Espero ter ajudado.

    T++. ^^

    ResponderExcluir
  27. Estou trabalhando com um sensor de umidade do solo YL -69. Como representaria ele no proteus 8?
    Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  28. pq os pinos do mega nao estao acessiveis? os pinos pares 22, 24, 26 etc nao estao acessiveis!! so os impares 23,27 etc

    ResponderExcluir
  29. Olá pessoal! Muito bom trabalho de vocês disponibilizando essa biblioteca!

    Gostaria de ajuda pois não estou conseguindo gerar o arquivo .HEX... estou usando o Arduino IDE versão 1.6.4 (Windows 8), já marquei as opções para mostrar as mensagens durante a compilação e também ao carregar, mas na pasta temporária que é criada tem vários arquivos (.BIN, .MAP, .ELF, etc), menos o .HEX.

    Tentei usar o arquivo .ELF, mas o Proteus (uso a versão 7.5 SP3 Professional) apresenta as seguintes mensagens de erro:

    [ELF] Compilation unit version is 4 (not DWARF2)
    [ELF] DWARF2 corrupt or loader error at location 66878
    Failed to load ELF file

    Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. No meu proteus esta dando erro com a biblioteca do Arduino, fiz os passos indicados no site, porém quando vou procurar na bibliotecas de componentes as placas do Arduino não aparece. Alguém saber o erro q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  31. No meu proteus esta dando erro com a biblioteca do Arduino, fiz os passos indicados no site, porém quando vou procurar na bibliotecas de componentes as placas do Arduino não aparece. Alguém saber o erro q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  32. Olá pessoal. muito bom, porém eu não sei como passar pro ares pra interligar no pcb.

    ResponderExcluir
  33. Hi, I dowload the library, and the arduinos, show up in the parts section, how ever, I cant have the pcb foot print of the arduino mega, is there another file I need to download?

    I try the library with Proteus 8.0 and Proteus 8.3 SP1. Same results.

    Any ideas???

    Greatly apreciatted.
    -Alejandro Santiago.
    From .- Mexico.

    ResponderExcluir
  34. Olá, faço os mesmo procedimentos, porém quando eu tento simular aparece o erro: Must especify file extension for program property.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  35. Tenho o proteus 8 e ele não tem a pasta library. Procurei e não achei a pasta com os arquivos .lib Commo resolver?

    ResponderExcluir
  36. estou com problema no proteus ele fecha sozinho depois que simula nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com o mesmo problema na simulação, assim que aciono o Stop, o Proteus para de funcionar por um erro inesperado e fecha.

      Excluir
  37. Olá, quando insiro o Simulino no Proteus não aparece os pinos GND e 5V, alguém sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  38. Alguém sabe onde encontro a Lib para arduino DUE? Ou alguma da Atmel para mexer com ARM?

    ResponderExcluir
  39. olá, quando baixo a lib e colo la na pasta do proteus, quando vou realizar o circuito com o arduino no simulador, o mesmo nao possui os pinos 5V e GND,E O ULTRASSONICO tambem nao possui estes pinos... como resolvo isso ?

    ResponderExcluir
  40. Amigos, eu estou precisando montar uma pcb para fazer um suporte com pinhead para eu colocar o arduino nano. Porém quando abro o Ares e tento colocar o arduino nano me da essa mensagem:

    SIM2 has not been assigned a PCB footprint. Do you want to choose one now?

    Alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  41. Por favor, eu instalei a biblioteca e aparece um erro onde fala que a biblioteca não é compatível com o proteus, com isso meu proteus parou de funcionar mesmo eu apagando a biblioteca. alguém tem uma sugestão?

    ResponderExcluir
  42. galera boa noite,estou com um problema no proteus
    eu não estou conseguindo enteder o que diz na lista de erros de log
    alguem pode me da uma força

    ResponderExcluir
  43. Cara vlw , download show de bola, placa fico massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só deu um probleminha, na hora de gerar o hex, utilize a plana nano na IDE do arduino, pq a placa UNO não vai funcionar.

      Excluir
  44. Oi, eu vi que no menu do simulino tem a opção "Initial Contents Of Data EEPROM", que necessita de um arquivo para funcionar. Como eu faço para obtê-lo?

    ResponderExcluir
  45. estou com o seguinte erro.

    "external memory read while interface is not enabled"

    o que poderia ser ??

    ResponderExcluir
  46. Olá, bom dia! Ótimo blog, muito bom encontrar pessoas dispostas a disseminar o conhecimento. Poderia me auxiliar como faço para baixar o Simulino? Já baixei as bibliotecas, mas estou tendo dificuldades para simular no Proteus... Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Ola, percebi que no sumulino uno nao tem os pinos sda e scl, ou estao com outros nome ?

    ResponderExcluir
  48. Olá,

    Estou com um pequeno problema quanto a versão 8.5, pois quando salvo um projeto nessa versão, não consigo abrir em uma versão inferior (8.1, por exemplo). Tem como contornar esse problema de incompatibilidade?

    ResponderExcluir
  49. Oii! Alguem sabe me responder por que estou sem entrada gnd ?

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, fiz tudo conforme vocês pedem, porem ao tentar simular esse sensor ultrassônico aparece essa mensagem no proteus, internal excepition: acces violation in modulo "unknown", alguém sabe me dizer porque está dando esse erro?

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, pessoal. Eu uso o Proteus para simular o Arduino Uno, sem problemas. Uso normalmente comunicação serial RS-485. Agora tentei usar um ATTINY 85 para criar uma shield com poucas entradas/saidas. No ARDUINO, o sketch funcionou normalmente, porem no PROTEUS não compila e nem simula..... já instalei varias LIB's no Proteus (8.5), mas não obtive sucesso.... alguém pode me dar uma luz ??

    ResponderExcluir
  52. Olá. Estou com o Proteus 8.8 e o programa n reconhece a biblioteca do blogmbarcado, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  53. buenas noches, estoy usando simulino V4 en proteus 8, hice un algoritmo simple para encender un led y funciona con arduino uno, nano y otros de pocos puertos, pero cuando cambio a mega 2560 u otro mega cambiando el algoritmo para que use las entradas y salidas entre los pines 22 y 53, haciendo pruebas con todo ese rango no funciona, espero puedan ayudarme, tal vez sea la versión de simulino, ya probé con simulino V3 y tambien cambié la versión de proteus al 7 y me dá el mismo problema con los mega.

    ResponderExcluir
  54. Arduino Si5351A,estou precisando para biblioteca do proteus.
    Como faço para conseguir?

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigado! Faz tempo que você postou e ainda continua funcionando a biblioteca (testada no Win 7 com Proteus 8.9)

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Ola
    não estou conseguindo baixar o arquivo "[ DOWNLOAD EXAMPLE ]". Como proceder?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  58. NO TENES IDEA LO MUCHO QUE AGRADEZCO HABER ENCONTRADO ESTE FORO!!! lloro porque he pasado mas de 20 horas buscando soluciones al 1023 del analogread de la simulacion del arduino mega en proteus... GRACIAS!!! GRACIAS!!! GRACIAS!!! desde España MUCHAS GRACIAS!!!!!

    ResponderExcluir