Sensor Ultrassônico V2

Vamos simular o UltraSonic Sensor?







Olá, seja bem vindo.


 Hoje teremos algumas novidades no blog, e uma delas é a atualização do Sensor Ultrassônico. Aquele mesmo que temos explicado detalhadamente, com exemplos e vídeos no link abaixo:


Este novo sensor foi atualizado para poder ser mais fácil de utilizá-lo, tanto em termos de ligações, quanto no caso de carregar o arquivo binário do mesmo. 
Agora também é possível acrescentar vários sensores em um mesmo projeto sem que tenhamos algum erro de duplicidade de componente. O que aconteceria no caso de efetuar uma cópia do "shield anterior".
Além de vir com várias opções de cores para os shields disponíveis no mercado. 

Abaixo seguem alguns exemplos disponíveis para download, juntamente com a biblioteca do mesmo.

1) UltraSonic Simple


 Neste exemplo é utilizado um potenciômetro, para que a medida em que ele for tendo sua porcentagem alterada, ele varie a tensão de entrada no pino do Sensor Ultrassônico, e como explicado no outro post, o sensor irá atualizar o novo valor da distância identificada pelo mesmo. E essa nova distância aparece automaticamente no Terminal Virtual, que nada mais é do que nossa serial de debug.


2) UltraSonic Button


 Neste exemplo foi adicionada vários tipos de fontes de tensão disponíveis pelo Proteus. Tanto uma fonte de  bateria, quanto uma modelo de fonte dc, e uma fonte de sinal dc através de um modelo virtual.
Cada uma tem um valor diferente, simulando distância diferentes. Então a cada botão pressionado é atualizado o valor da distância lido pelo sensor.


 3) UltraSonic Switch





Neste exemplo também foi utilizado vários tipos de modelos de fontes virtuais disponíveis no Proteus. Temos desde fontes DC, assim como uma fonte senoidal com a configuração de um pequeno offset para simular uma fonte DC que varia conforme o tempo, em vista do sensor é uma distância que varia com o tempo, como se houve um objeto se aproximando e afastando continuamente. E também uma fonte de pulsos, que simula um objeto que surge do nada na frente do sensor e no minuto seguinte esse objeto é retirado da frente do mesmo. Se pensarmos em um exemplo prático, poderíamos estar falando de uma esteira que verifica a passagem de uma caixa por exemplo.


 4) UltraSonic Proximity


Esse é um exemplo de um alarme com o sensor de proximidade. Ele foi feito para que se o objeto chegar muito próximo de uma distância mínima, ou se ele se afastar de uma distância máxima, ele exibe uma mensagem de alarme, além de acionar um led de aviso.  As distâncias podem ser configuradas. E para simular o objeto que se afasta e se aproxima, foi utilizado o modelo da fonte senoidal com o offset necessário, afinal não temos distâncias negativas neste universo. rs

5) Observações.

O novo sensor continua tendo o mesmo funcionamento anterior. Para que o mesmo funcione, basta clicar sobre o mesmo e indicar a localização do arquivo .hex do sensor, chamado "UltraSonicSensor.Hex".  A partir dai você pode utilizar qualquer outro microcontrolador para efetuar a leitura da distância simulada.





9 comentários:

  1. Boa tarde, vc teria o arquivo HEX do sensor para simular no arduino Proteus, pois os arquivos que baixei do site são para o PIC.

    Att. Mérinson Lopes

    ResponderExcluir
  2. Olá Mérinson.
    Como na figura aqui acima, o arquivo HEX que vem junto com os exemplos e que o nome "UltraSonicSensor.Hex", este deve ser carregado diretamente ao modelo do sensor ultrassônico no Proteus. Para o uso do Arduino (Simulino), você deve compilar o sketch (arquivo .INO ou .PDE), e através dos resultados da compilação na IDE pegar o endereço do arquivo HEX gerado no seu computador e colá-lo nas propriedades do Arduino no Proteus. Assim você conseguirá realizar as simulações.
    Espero ter ajudado.
    Daniel C.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    fiz o download do 2 arquivos procurei a pasta C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY
    coloquei os arquivos la, fui no protheus tentei encontrar o ultrasonic mais nao aparece na minha lista sabe oque pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Vou lhe sugerir uma ideia de tutorial, mas se puder me ajudar agora, com o programa, eu agradeço. SUGIRO um tutorial, em que se poderia configurar a distancia do sensor usando um potenciômetro, podendo visualizar a distancia num LCD. assim, eu não precisaria mexer no programa para mudar a distancia, e apenas no potenciômetro.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, estou precisando fazer um trabalho onde: o sensor ultrasonico faz a medição do nivel da agua e envia um sinal para o inversor de frequencia de 4 a 20 ma. Assim o inversor faz o controle de frequencia de um moto bomba.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia

    Como posso criar um ultrasom de frequência de 30 KHz?

    ResponderExcluir
  7. Os arquivos de PCB dos modelos arduinos estão onde?

    ResponderExcluir
  8. Amigo por acaso terá a biblioteca para o sensor JSN-SR04T?

    ResponderExcluir