Estou trabalhando em algumas "placas" de desenvolvimento simuladas no Proteus VSM. O objetivo destes projetos é desenvolver plataformas de baixo custo para iniciantes em microcontroladores, junto com códigos de exemplo simples mostrando os primeiros passos para no desenvolvimento de sistemas embarcados.
A primeira plataforma traz um PIC18, muito difundido entre estudantes e hobbistas. A placa ainda não está completa, mas já possui recursos suficientes para testarmos muitas características do microcontrolador.
![]() |
| PIC18DevBoard |
Download
[DOWNLOAD]
Esse pacote trás os projetos de hardware e firmware. Apenas descompacte o arquivo no local que preferir.
Hardware
A primeira versão da placa traz os seguintes recursos:
- PIC18F4520;
- 4x LEDs;
- 4x chaves;
- LCD 16x2;
- Potenciômetro para conversor A/D;
- Terminal serial;
- EEPROM SPI 512 kbit.
Mais recursos serão adicionados ao hardware nas próximas versões.
Firmware
Para facilitar o trabalho com o microcontrolador e prever compatibilidade, estou escrevendo bibliotecas de drivers. Estas bibliotecas fazem uma interface entre o programa escrito pelo usuário e o hardware do microcontrolador.
Nessa versão inicial estão disponíveis 5 projetos de exemplo:
- BasicDemo: código fonte com o mínimo necessário para ler uma entrada e ativar uma saída do PIC18. Sugiro que iniciantes comecem por este exemplo;
- InputOutput: praticamente as mesmas funções do BasicDemo, mas utiliza o driver de I/Os e manipula mais entradas e saídas;
- HelloLCD: imprime uma mensagem no LCD, utilizando o driver;
- HelloSerial: imprime uma mensagem no terminal serial, utilizando o driver UART;
- ADConverter: exemplo mais completo, lê a tensão do potenciômetro por meio do conversor A/D e mostra o resultado nos LEDs, no LCD e no terminal serial;
Utilize o MPLAB X IDE para abrir os projetos. Os projetos de exemplo estão localizados no caminho: "PIC18DevBoard\Firmware\Examples".
Em breve irei escrever postagens dedicadas para cada exemplo, explicando cada um com detalhes, além de mais exemplos utilizando os demais recursos do microcontrolador.
Toolchain
Os projetos foram testados utilizando o MPLAB X IDE, e duas opções de compilador: MPLAB C18 e SDCC. As versões utilizadas foram as seguintes (clique nos links para downloads):
- MPLAB X IDE 1.00;
- C18 v3.40;
- SDCC 3.1.0 + gputils 0.14.1;
- Proteus 7.7.
Compilando e executando os exemplos
Vamos utilizar o exemplo "HelloLCD" para demonstração:
1 - Inicie o MPLAB X e selecione "File->Open Project...";
2 - Localize a pasta "PIC18DevBoard\Firmware\Examples\HelloLCD.X" e clique em "Open Project";
3 - Agora vamos compilar o projeto. Selecione "Run->Clean and Build Prject (HelloLCD)";
4 - Após o processo de compilação terminar, devemos obter um resultado semelhante ao da figura abaixo;
5 - Com o firmware compilado, vamos executar a simulação no Proteus ISIS. Inicie o Proteus e selecione "File->Open Design...";
6 - Localize o arquivo em "PIC18DevBoard\Board\PIC18DevBoard.DSN" e selecione "Abrir";
7 - Com o projeto aberto, clique com o botão direito sobre o PIC18F4520 e selecione "Edit Properties";
8 - Na janela de propriedades do componente, clique no ícone com o símbolo de uma pasta;
9 - Localize o arquivo "PIC18DevBoard\Firmware\Examples\HelloLCD.X\dist\PIC18DevBoard_C18\production\
HelloLCD.X.production.cof" e selecione "Abrir". Esse é o arquivo binário que seria gravado no microcontrolador. Depois clique em "OK";
O resultado esperado é que o microcontrolador imprima as seguintes mensagens no LCD:
Para os demais exemplos, siga o mesmo passo-a-passo.
Colaborações são bem vindas! Não hesite em propor melhorias e correções.












Cesar muito obrigado pelo material mais baixei o arquivo em winrar e nao tem nada na pasta dist
ResponderExcluirOlá amigo!
ExcluirO arquivo que você baixou é o "PIC18DevBoard-0001.zip"?
Muito obrigado pelo interesse e vamos fazer isso funcionar!
VOCÊ LEMBRA DESSE;
ExcluirPIC18 Dev Board: simulando placa de desenvolvimento para PIC18
http://labdegaragem.com/group/pic/forum/topics/pic18devboard-simulando-placa-de-desenvolvimento-para-pic18?commentId=6223006%3AComment%3A205458&xg_source=msg_com_gr_forum
EU DISSE Á VOCÊ O SEGUINTE:
Cesar, Inicialmente, eu pensei em PIC, mas como me disseram que arduino era mais fácil, ai estou em arduino agora,
Mas legal a sua atitude.
SUA RESPOSTA:
Legal Eduardo, e como está seu avanço?
Se quiser começar a mexer com o PIC18 também, tem todo o meu apoio. Os códigos estão comentados em português e acho que bem simples de entender.
Coloquei o projeto em anexo na postagem.
VOCÊ TEM TEMPO E PACIÊNCIA PARA ME AJUDAR? ESTA TRABALHANDO?
Poderia me responder no meu e-mail? miragempro@hotmail.com
abraço
ResponderExcluirEstou muito interessado em aprender PIC, será que conseguirei a ajuda suficiente para apreender? tenho um projeto que vi que tem pouco material na internet a respeito, que é sobre balanças eletrônicas ( digital )
O que acha de fazer ele aqui? Assim eu apreenderia e outros a trabalhar com balanças? o sistema de pesagem é útil para varias coisas na automação industrial, e seria um material quase inédito na inter, pesquisei muito e não tem quase nada na internet. Não sei fazer sozinho, caso aja interesse seu em postar aqui, me envie um e-mail miragempro@hotmail.com Trata-se de parte de um projeto meu, mais detalhe lhe forneço depois. Abraço Eduardo
Ok, excelente postagem, me ajudou bastante.
ResponderExcluirQuer dizer roubou os produtos do CAFAR, postou um vídeo no Instagram confessando o roubo que você cometeu junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, depois que o vídeo vazou no X (antigo Twitter):
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você falou que não roubou os produtos do CAFAR, você apenas pegou as coisas sem a autorização dos outros para gravar um vídeo irônico, pegar as coisas sem a autorização dos outros é roubar, depois que o seu vídeo viralizou, você se arrependeu de ter roubado e resolveu devolver as coisas que você roubou, ter devolvido as coisas que você roubou não muda o fato que você roubou as coisas do CAFAR. Você deveria ser expulsa da UFRJ e ser presa já que roubo é crime, mas você faz farmácia na UFRJ e a coordenação da farmácia resolveu fechar os olhos para o seu roubo.
Se você morasse aqui na rua e roubasse alguma coisa, os traficantes já iriam mandar você subir para a boca de fumo, resolver o seu roubo lá na boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que fornece material para os traficantes fazerem barricada. Aqui na minha rua ladra não tem vez.
Quer dizer roubou os produtos do CAFAR, postou um vídeo no Instagram confessando o roubo que você cometeu junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, depois que o vídeo vazou no X (antigo Twitter) e viralizou:
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você falou que não roubou os produtos do CAFAR, você apenas pegou as coisas sem a autorização dos outros para gravar um vídeo irônico, pegar as coisas sem a autorização dos outros é roubar, depois que o seu vídeo viralizou, você fingiu que se arrependeu de ter roubado e resolveu devolver as coisas que você roubou (quero dizer às coisas que você pagou sem a autorização dos outros), ter devolvido as coisas que você roubou não muda o fato que você roubou as coisas do CAFAR, o crime de roubo é consumado no momento que você subtraiu os produtos do CAFAR. Você deveria ser expulsa da UFRJ e ser presa já que roubo é crime, que isso servisse de exemplo para ninguém nunca mais roubasse nada dentro da UFRJ, mas você faz farmácia na UFRJ e a coordenação da farmácia resolveu fechar os olhos para o seu roubo. Assim como a coordenação da farmácia fecha os olhos para vários absurdos que acontecem dentro do centro de ciências da saúde (CCS).
Se você morasse aqui na rua e roubasse alguma coisa, os traficantes já iriam mandar você subir para a boca de fumo, resolver o seu roubo lá na boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que fornece material para os traficantes fazerem barricada. Aqui na minha rua ladra não tem vez.
Só que você não mora aqui na minha rua, você está na UFRJ, na UFRJ o crime compensa.
Quer dizer roubou os produtos do CAFAR e da FARESC (farmácia recebe seus calouros), postou um vídeo no Instagram confessando o roubo que você cometeu junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, depois que o vídeo vazou no X (antigo Twitter) e viralizou:
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você falou que não roubou os produtos do CAFAR, você apenas pegou as coisas sem a autorização dos outros para gravar um vídeo irônico, pegar as coisas sem a autorização dos outros é roubar, depois que o seu vídeo viralizou, você fingiu que se arrependeu de ter roubado e resolveu devolver as coisas que você roubou (quero dizer às coisas que você pagou sem a autorização dos outros, apenas para gravar um vídeo irônico), ter devolvido as coisas que você roubou não muda o fato que você roubou as coisas do CAFAR, o crime de roubo é consumado no momento que você subtraiu os produtos do CAFAR. Você deveria ser expulsa da UFRJ e ser presa já que roubo é crime, que isso servisse de exemplo para ninguém nunca mais roubasse nada dentro da UFRJ, mas você faz farmácia na UFRJ e a coordenação da farmácia resolveu fechar os olhos para o seu roubo. Assim como a coordenação da farmácia fecha os olhos para vários absurdos que acontecem dentro do centro de ciências da saúde (CCS).
Se você morasse aqui na rua e roubasse alguma coisa, os traficantes já iriam mandar você subir para a boca de fumo, resolver o seu roubo lá na boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que fornece material para os traficantes fazerem barricada. Aqui na minha rua ladra não tem vez. Aqui na minha rua quem resolve os problemas com os ladrões são os traficantes.
Só que você não mora aqui na minha rua, você está na UFRJ, na UFRJ o crime compensa. Da próxima vez que sumir mais alguma coisa na faculdade já sabe quem roubou. Você entrou na faculdade em 2025 e já começa a roubar as coisas, foi essa a educação que os seus pais te deram, você dever ter aprendido a roubar com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, porque essas duas não prestam.
Você roubou as coisas do CAFAR junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos, depois que o vídeo que a Luiza postou no Instagram, viralizou no X (antigo Twitter):
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você foi expulsa do CAFAR junto com a Natalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos:
https://www.instagram.com/cafarufrj/p/DSaUfiRkR7v/
Expulsão não é o suficiente, vocês deveriam ser presas pelo roubo e serem expulsas da UFRJ.
Você já foi expulsa da LACFORENSE e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular (LAABBM) porque também roubou as coisas lá.
A Aline não deve saber que você é uma ladra para te aceitar no projeto de extensão Tá na Hora de Tomar o Remédio, quando as coisas começarem a sumir no projeto de extensão, já sabem até quem foi.
Se vocês três morassem aqui na rua, os traficantes já teriam mandado vocês subirem até a boca de fumo, aqui na minha rua os traficantes mandam as ladras subirem para a boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que vende material para os traficantes fazerem barricadas.
Como vocês estudam na UFRJ, a coordenação da farmácia fecha os olhos para você ter roubado as coisas do CAFAR.
Você roubou as coisas do CAFAR junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos, depois que o vídeo que a Luiza postou no Instagram, viralizou no X (antigo Twitter):
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você foi expulsa do CAFAR junto com a Natalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos:
https://www.instagram.com/cafarufrj/p/DSaUfiRkR7v/
Expulsão do CAFAR não é o suficiente, vocês deveriam ser presas pelo roubo e serem expulsas da UFRJ.
Você já foi expulsa da LACFORENSE e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular (LAABBM) porque também roubou as coisas lá.
Você foi expulsa do seu estágio em farmácia comunitária na clínica da família Maicon Siqueira, você também foi expulsa da sua monitoria do setor de cápsulas na farmácia universitária da UFRJ depois que você furtou/roubou as coisas lá igual você fez no CAFAR.
A Aline não deve saber que você é uma ladra para te aceitar no projeto de extensão Tá na Hora de Tomar o Remédio, quando as coisas começarem a sumir no projeto de extensão, já sabem até quem foi.
Quando a Aline descobrir que você foi expulsa de vários lugares diferentes por ter roubado as coisas, a Aline também vai te expulsar do projeto de extensão dela, ninguém quer uma ladra por perto.
Você fica agindo como se não tivesse feito nada de errado, eu acho que ser psicopata é pré-requisito para fazer iniciação científica.
Se vocês três morassem aqui na rua, os traficantes já teriam mandado vocês subirem até a boca de fumo, aqui na minha rua os traficantes mandam as ladras subirem para a boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que vende material para os traficantes fazerem barricadas.
Como vocês estudam na UFRJ, a coordenação da farmácia fecha os olhos para você ter roubado as coisas do CAFAR.
Você roubou as coisas do CAFAR (Centro Acadêmico da Farmácia da UFRJ) junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos, depois que o vídeo que a Luiza postou no Instagram, viralizou no X (antigo Twitter):
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você foi expulsa do CAFAR junto com a Natalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos:
https://www.instagram.com/cafarufrj/p/DSaUfiRkR7v/
Expulsão do CAFAR não é o suficiente, vocês deveriam ser presas pelo roubo e serem expulsas da UFRJ. Isso serviria de exemplo para ninguém nunca mais fazer nada de errado dentro da UFRJ.
Você já foi expulsa da LACFORENSE (Liga Acadêmica de Ciências Forenses) e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular (LAABBM) porque também roubou os produtos e objetos de lá.
Você foi expulsa do seu estágio em farmácia comunitária na clínica da família Maicon Siqueira, você também foi expulsa da sua monitoria do setor de cápsulas na farmácia universitária da UFRJ depois que você furtou/roubou os produtos e objetos de lá igual você fez no CAFAR.
A Aline não deve saber que você é uma ladra para te aceitar no projeto de extensão: Tá na Hora de Tomar o Remédio, quando as coisas começarem a sumir no projeto de extensão, já sabem até quem foi.
Quando a Aline descobrir que você foi expulsa de vários lugares diferentes por ter roubado os produtos e objetos, a Aline também vai te expulsar do projeto de extensão dela, ninguém quer uma ladra por perto.
Você fica agindo como se não tivesse feito nada de errado, eu acho que ser psicopata é pré-requisito para fazer iniciação científica e para participar do projeto de extensão “Tá na Hora de Tomar o Remédio”.
Você ainda tem um namorado:
https://pt.linkedin.com/posts/livia-maria-terra-77a624360_esses-dias-fui-ao-shopping-com-meu-namorado-activity-7379568353385959424-C2vZ
Será que o seu namorado sabe que você é uma ladra?
Se vocês três morassem aqui na rua, os traficantes já teriam mandado vocês subirem até a boca de fumo, aqui na minha rua os traficantes mandam as ladras subirem para a boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que vende material para os traficantes fazerem barricadas. A polícia só aparece aqui na minha rua para buscar o arrego dos traficantes.
Como vocês estudam na UFRJ, a coordenação da farmácia fecha os olhos para você ter roubado as coisas do CAFAR. Assim como a coordenação da farmácia finge que não ver vários absurdos que acontecem dentro da cidade universitária, na UFRJ vale a pena roubar as coisas dos outros. Na UFRJ o crime compensa.