Simulino v4.0 + Biblioteca para Proteus





Vamos simular o Arduino?



 
Olá, seja bem vindo.

Hoje teremos algumas novidades no blog, e uma delas é a atualização do Simulino para a versão 4.0 .

Para quem não conhece, o Simulino foi um dos primeiros projetos para se criar um ambiente de simulação do Arduino no Proteus. E já ha algum tempo ele merecia algumas atualizações.
Além dos ports estarem mais visíveis permitindo projetos com maior facilidade de implementações, agora é possível colocar várias placas do Simulino no mesmo projeto, sem que ocorra nenhum erro de duplicidade de componente, algo que aconteceria na versão anterior.
Nesta nova versão também está melhor para a carga da arquivo .hex compilado, basta dar um duplo clique no Simulino para exibir a tela para o load do "Program File", o que permite uma troca rápida entre diversas aplicações.





Para carregá-lo é fácil: basta ter um dos nossos exemplos atualizados do Proteus, ou efetuar o download da nossa biblioteca ( library ) que estaremos disponibilizando e colocar os arquivos na pasta com as bibliotecas do Proteus. Em menos de 1 minuto você terá como simular o Arduino no Proteus.



Após efetuar o download, deve copiar os arquivos ARDUINO.IDX e ARDUINO.LIB para a pasta:

(Windows em Português)

C:\Arquivos de Programas\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY
ou
C:\Arquivos de Programas\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\Data\LIBRARY

(Windows em Inglês)

C:\Program Files\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY
ou
C:\Program Files\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\Data\LIBRARY


(Windows 7 ou 8 com Proteus 8)

C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\Data\LIBRARY

ou qualquer outro diretório com as bibliotecas no caso de ter sido customizada.


Junto com as várias opções de placas do Simulino, que até o momento atende ao Arduino Uno, Arduino Uno SMD, Arduíno LilyPad, Arduíno Mega,Arduíno Nano, e também o Shield do Sensor Ultrassônico. Para saber mais sobre o mesmo verifique outras postagens do blog.

AVISO 1: "Aos poucos estamos atualizando nossos exemplos com esta nova biblioteca. Caso verifiquem que o arquivo do projeto (.DSN) tenha uma versão mais antiga do Simulino. Por favor, tente instalar a nova biblioteca e substituir a versão antiga pela nova, mantendo as ligações dos pinos. Tão logo estaremos com tudo atualizado."

AVISO 2: "E para nossos amigos, leitores, hobbystas e todos que estão nos ajudando reportando qualquer bug ou nos enviando idéias para melhoria das versões, e até mesmo para tentar trazer novos componentes e projetos, fica o nosso MUITO OBRIGADO!"

Boa sorte em seus projetos.

Abraços.





Exemplos do Simulino












Sensor Ultrassônico V2

Vamos simular o UltraSonic Sensor?







Olá, seja bem vindo.


 Hoje teremos algumas novidades no blog, e uma delas é a atualização do Sensor Ultrassônico. Aquele mesmo que temos explicado detalhadamente, com exemplos e vídeos no link abaixo:


Este novo sensor foi atualizado para poder ser mais fácil de utilizá-lo, tanto em termos de ligações, quanto no caso de carregar o arquivo binário do mesmo. 
Agora também é possível acrescentar vários sensores em um mesmo projeto sem que tenhamos algum erro de duplicidade de componente. O que aconteceria no caso de efetuar uma cópia do "shield anterior".
Além de vir com várias opções de cores para os shields disponíveis no mercado. 

Abaixo seguem alguns exemplos disponíveis para download, juntamente com a biblioteca do mesmo.

1) UltraSonic Simple


 Neste exemplo é utilizado um potenciômetro, para que a medida em que ele for tendo sua porcentagem alterada, ele varie a tensão de entrada no pino do Sensor Ultrassônico, e como explicado no outro post, o sensor irá atualizar o novo valor da distância identificada pelo mesmo. E essa nova distância aparece automaticamente no Terminal Virtual, que nada mais é do que nossa serial de debug.


2) UltraSonic Button


 Neste exemplo foi adicionada vários tipos de fontes de tensão disponíveis pelo Proteus. Tanto uma fonte de  bateria, quanto uma modelo de fonte dc, e uma fonte de sinal dc através de um modelo virtual.
Cada uma tem um valor diferente, simulando distância diferentes. Então a cada botão pressionado é atualizado o valor da distância lido pelo sensor.


 3) UltraSonic Switch





Neste exemplo também foi utilizado vários tipos de modelos de fontes virtuais disponíveis no Proteus. Temos desde fontes DC, assim como uma fonte senoidal com a configuração de um pequeno offset para simular uma fonte DC que varia conforme o tempo, em vista do sensor é uma distância que varia com o tempo, como se houve um objeto se aproximando e afastando continuamente. E também uma fonte de pulsos, que simula um objeto que surge do nada na frente do sensor e no minuto seguinte esse objeto é retirado da frente do mesmo. Se pensarmos em um exemplo prático, poderíamos estar falando de uma esteira que verifica a passagem de uma caixa por exemplo.


 4) UltraSonic Proximity


Esse é um exemplo de um alarme com o sensor de proximidade. Ele foi feito para que se o objeto chegar muito próximo de uma distância mínima, ou se ele se afastar de uma distância máxima, ele exibe uma mensagem de alarme, além de acionar um led de aviso.  As distâncias podem ser configuradas. E para simular o objeto que se afasta e se aproxima, foi utilizado o modelo da fonte senoidal com o offset necessário, afinal não temos distâncias negativas neste universo. rs

5) Observações.

O novo sensor continua tendo o mesmo funcionamento anterior. Para que o mesmo funcione, basta clicar sobre o mesmo e indicar a localização do arquivo .hex do sensor, chamado "UltraSonicSensor.Hex".  A partir dai você pode utilizar qualquer outro microcontrolador para efetuar a leitura da distância simulada.